ALERTA AOS PECUARISTAS

ALERTA AOS PECUARISTAS DE TODO BRASIL

Existe um projeto de Instrução Normativa do MAPA que pretende instituir o chamado CLASSIBOV, revogando a IN 09/2004. Trata-se de um sistema de classificação de carcaças que, se aprovado, promoverá graves prejuízos econômicos aos produtores rurais de todo país. O ambiente negocial entre a Indústria Frigorífica e o Pecuarista é arbitrário, abusivo e carecedor de normatização no processo de abate. A ausência de padronização das carcaças, as toaletes excessivas e o desconto do frio, que é praticado no RS, são provas cabais disso. Além do CLASSIBOV não resolver nenhum desses problemas, instituirá um sistema de tipificação que apresenta uma formatação prejudicial ao pecuarista no aspecto comercial.

No dia 23 de junho, próximo, a CNA sediará uma reunião para decidir sobre o assunto. Conclamamos os produtores rurais de todo país a procurarem a sua Federação da Agricultura, Sindicato Rural, ou entidade representativa a fim de que:

1- Se articulem para que os participantes da referida reunião da CNA não aprovem o CLASSIBOV;

2- Encaminhem ofício para Sua Excelência, a Sra. Ministra Tereza Cristina, para que a mesma não assine este projeto de IN, uma vez que o mesmo não teve a efetiva participação das entidades representativas estaduais das bases produtivas.

Sugerimos que, superada a pandemia, a CNA promova um amplo, profundo e público debate com as bases produtivas das diversas realidades da pecuária de corte e que a equipe da Sra. Ministra Tereza Cristina dê cumprimento efetivo às vigentes Portaria 05/1988 e IN 09/2004 até que o Congresso Nacional edite uma Lei Formal que garanta isonomia, transparência e critérios objetivos no processo de abate a rendimento a fim de que a comercialização se torne mais justa e que espelhe a realidade produtiva do Brasil.

CONTAÇÕES